O Governo do Estado de Pernambuco e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) vão investir mais de R$ 18,5 milhões no Núcleo de Empreendedorismo e Residência Digital (NERD) do Porto Digital, hub que começou a ser construído nesta quarta-feira, 6.
Alocada em um imóvel histórico de 1.807 m² no centro de Recife, a estrutura deve dar início a um distrito de inovação distribuído em três pavimentos.
Com o objetivo de atrair empresas, qualificar e reter seus próprios talentos desde a base, o NERD funcionará como o hub operacional da estratégia de desenvolvimento de companhias do Porto Digital, que foram divididas em um framework de quatro estágios.
Entre eles, estão: educação empreendedora, focada na base da pirâmide de talentos, early-stage, tração, para negócios prontos para escalar, e consolidadas, para as grandes empresas do parque.
A previsão é de que o projeto seja concluído em maio de 2026.
“Este não é apenas um investimento em um prédio, mas sim um investimento estratégico nas pessoas. Vamos conectar a criatividade dos pernambucanos com as oportunidades reais do mercado de tecnologia, garantindo um ciclo virtuoso de crescimento e inovação”, afirma Pierre Lucena, presidente do Porto Digital.
Localizado na área central de Recife, o Porto Digital abrange os setores de produção de software, serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa.
Em 2024, o parque contava com mais de 18 mil colaboradores distribuídos em mais de 415 empresas, gerando um faturamento anual de R$ 5,4 bilhões. Além disso, expandiu sua presença para Caruaru, Goiás e Portugal.