A Quod, administradora de dados financeiros criada pelos principais bancos do Brasil, desenvolveu a sua própria ferramenta de inteligência artificial generativa na plataforma da Amazon Web Services (AWS).
Com o projeto iniciado seis meses antes, o primeiro release da solução foi feito em junho junto com o lançamento do Quod Studio, plataforma digital que reúne todos os produtos e serviços da empresa em uma única experiência.
A ferramenta foi customizada a partir de modelos de linguagem de grande escala (LLMs, na sigla em inglês) como o Llama e utiliza a base de conhecimento da própria Quod voltada aos seus produtos.
“Testamos algumas versões e isso obviamente é dentro do ambiente seguro, não é no ambiente público. Montamos uma infraestrutura em cloud, subimos esses ambientes e fomos desenvolvendo e treinando o modelo. Já estamos na nona versão, mas continuamos nesse processo porque, à medida que a gente treina, tem o efeito da alucinação e eu preciso treinar ele, criar guardrails e tudo mais”, conta Marcelo Clara, CTO da Quod.
Na prática, o objetivo é oferecer produtos aos clientes de forma personalizada. A solução está sendo treinada para sugerir, com base nas características e custos dos produtos da empresa, a melhor composição de acordo com a característica daquele cliente e do cenário de risco.
Se uma fintech estiver precisando desenvolver o processo de onboarding, por exemplo, a IA vai recomendar e customizar os produtos de acordo com o que faz mais sentido para aquele caso, analisando se precisa ter recursos como biometria, documentoscopia e token de SMS.
“Hoje mesmo eu estava fazendo um teste. Você tem que escrever bem o prompt utilizando os produtos da Quod. Ele propôs pra mim, ‘usa esse produto, depois esse, depois esse. Se não, usa aquele produto’”, detalha Clara.
Anteriormente, todo o processo era feito de forma analógica por analistas, que também precisam pensar e desenhar as políticas. Agora, a empresa está criando um agente especialista para sugerir fluxos.
“Estamos chegando no momento do algoritmo sugerir uma política que depois vai ser testada e implementada. Se eu estiver dentro da generative AI querendo uma resposta muito específica, eu posso perguntar, por exemplo, como está o backtest que eu fiz ontem. Ela vai dar uma saída para um agente especialista, chamar uma API, pegar aquele dado e retornar numa experiência mais fluida”, conta Clara.
Segundo o executivo, todo o arcabouço da ferramenta está montado, mas ainda existe todo um backlog pela frente para evoluir nos agentes especialistas e refinar cada vez mais o modelo.
“Lá na frente, a própria máquina vai implantar o produto. Essa versão não faz isso, mas é aí que queremos chegar. Se ela sugerir uma política e eu falar ‘quero era essa política’, vou apertar o botão, ela vai fazer a orquestração automaticamente, fazer a implantação, que vira uma API. No final, é só você pegar o seu token de acesso na área de APIs e sair consumindo, o dashboard está pronto. Isso é totalmente disruptivo, ninguém está fazendo algo semelhante”, adianta Clara.
O CTO conta que toda a empresa está envolvida no projeto, mas as áreas que estão no dia-a-dia desenvolvendo e entregando são as área de produtos, tecnologia e data analytics. Sob sua liderança, estão mais de 100 profissionais de um total de 300 da companhia.
A Quod foi fundada em 2017 pelas instituições Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco e Santander para impulsionar o Cadastro Positivo, ferramenta que funciona como um currículo financeiro dos consumidores — combinando técnicas de big data e inteligência artificial.
Em 2022, a companhia recebeu um aporte de R$ 420 milhões da LexisNexis Risk Solutions, fornecedora americana de soluções de avaliação de risco e compliance, que entrou na sociedade.
Atualmente, seu portfólio inclui soluções em conjunto com parceiros como Núclea, B3, LexisNexis, Vivo, Claro e TIM para prevenção a fraude, compliance e cobrança.
Tendo como cliente a maior parte da indústria financeira, a companhia atende empresas de todos os portes dos segmentos de varejo, comércio eletrônico, telecomunicações e outros.