A Meta, dona do Instagram, facebook e WhatsApp, divulgou um comunicado oficial informando que, a partir de 1º de janeiro de 2026, as faturas de anúncios emitidas no Brasil passarão por duas mudanças: a inclusão dos tributos IBS e CBS nas notas fiscais e o reajuste no preço dos anúncios, com o repasse de impostos já existentes, como PIS/Cofins e ISS.
Diante dessas mudanças, a Meta apresentou as seguintes orientações aos criadores de campanhas a partir de 1º de janeiro de 2026:
A partir de 01/01/2026, a nota fiscal eletrônica, fatura comercial e boleto incluirão o valor do orçamento (budget) mais os impostos;
No Ads Manager, o total gasto será equivalente ao orçamento disponível da campanha e não incluirá impostos, independentemente do método de pagamento utilizado;
No caso de utilização de método de pagamento pós-pago, atente-se para somar o valor dos impostos ao valor a ser inserido no preço no lance (valor que você oferece para competir no leilão de anúncios) e no limite diário de gastos definido no Ads Manager;