Renata Rico, ex-vice presidente para alianças e canais na América Latina da Salesforce, acaba de assumir como head de parceiros de canal na América Latina do Projeto Kuiper da Amazon.
O Projeto Kuiper é a empresa de Internet por satélites de baixa órbita da Amazon, um concorrente para a Starlink de Elon Musk.
Rico é uma executiva experiente. Esteve 10 anos na gigante de CRM e outros 10 na Oracle, onde atuou em cargos de gerência na área de canais.
A executiva começou a carreira em 1997 como trainee na IBM, passando nos anos seguintes por outras empresas como SAP e AWS.
Não é a primeira contratação chamativa para o Projeto Kuiper na região. Ainda no final de 2024, o Baguete revelou que Douglas Silva, ex-líder para vendas na América Latina da AWS, havia sido promovido para liderar a iniciativa no Brasil.
Silva foi contratado pela AWS em setembro de 2022, vindo da multinacional indiana Wipro, onde foi diretor para o Brasil.
Em julho de 2024, a Amazon já havia anunciado que a distribuição do serviço de Internet do Kuiper no Brasil no “varejo” ficaria por conta da Vrio, o grupo controlador da Sky e da DirecTV na América Latina.
Assim como a Starlink de Elon Musk, o objetivo do Projeto Kuiper da Amazon é levar Internet para áreas remotas, principalmente aquelas onde infraestruturas como fibra ou rede fixa sem fio (FWA) não chegam com facilidade.
A Amazon anunciou o Projeto Kuiper em 2019, com planos de investir US$ 10 bilhões no desenvolvimento da rede, após contratar uma equipe de engenheiros que liderava a Starlink de Musk.
Os primeiros 27 satélites foram lançados em abril do ano passado.