Rui Botelho: “não vamos mais prorrogar o suporte para o ECC”

Rui Botelho, novo presidente da SAP Brasil, garantiu que a companhia não vai mais estender a data do fim do suporte do ECC, versão on-premise do sistema de gestão da companhia, prevista para 2030.

“A gente não tem nenhuma intenção, nenhuma conversa, nenhuma discussão, nada sobre mudar essa data. Eu tenho sido muito direto com os clientes porque existem rumores, ruídos dizendo que a SAP vai estender. Isso não existe. A gente não vai estender”, afirmou Botelho.

Recentemente, analistas do Gartner levantaram a possibilidade da SAP prorrogar esse prazo porque uma parte importante dos clientes não estaria convencida a embarcar nos custos e dificuldades da migração para o S/4 Hana, versão em nuvem e mais recente do sistema.

Com a expectativa de que 24% da base de clientes da alemã chegue a 2030 ainda usando o ECC, os analistas levantaram a hipótese de que a multinacional não iria querer perder a receita de suporte para provedores terceirizados.

A SAP já fez uma prorrogação desta data antes. O anúncio original do fim do suporte geral era 2025. Em 2020, foi anunciado o prolongamento para 2027.

Alguns clientes que ficaram no ECC nas versões de 0 a 5 já vão ficar sem manutenção e suporte no final deste ano. Aqueles que estão nas versões 6, 7 e 8 têm suporte, manutenção e atualizações como as da reforma tributária até 2027.

Depois de 2027, essas empresas têm a opção de pagar um adicional para seguir mantendo a manutenção e suporte até 2030, mas sem corrigir novos problemas e entregar novas capacidades, novas funcionalidades ou novas obrigações legais.

Para o caso específico dos clientes que aderirem ao S/4 Hana mas não conseguirem terminar a migração até dezembro de 2029, a companhia lançou o “SAP ERP, private edition, transition option”, um serviço que poderá ser contratado só em 2030.

Na prática, esses (possivelmente poucos) clientes poderão rodar seu ECC na nuvem da SAP enquanto estiverem acabando de fazer a migração.

“Não é suporte, não é manutenção. Vamos dar a hospedagem e cuidar do ECC dele. Então, se tiver bug, se tiver algum problema, vai estar dentro do contexto dessa nuvem e a gente vai continuar dando esse suporte para ele enquanto ele fizer essa transição. Agora, se ele não estiver fazendo essa transição, não faz nenhum sentido”, explicou Botelho.

O presidente da SAP Brasil ressaltou que cada empresa tem o seu tempo para fazer a migração e alguns clientes são muito complexos, mas não será possível seguir estendendo o suporte e manutenção do ECC.

“Os clientes que já foram para a nuvem e estão no S/4 exigem a continuidade da inovação que estamos trazendo para essa plataforma. E não dá mais para a gente manter as duas. O S/4 está fazendo 10 anos e temos mais cinco anos pela frente, então são 15 anos de transição. Um tempo bastante razoável para se fazer essa migração”, destacou Botelho.

Durante o SAP Sapphire, evento anual da empresa que aconteceu em Orlando entre os dias 20 e 21 de maio, a SAP anunciou uma série de novidades com voltadas para a inteligência artificial, que só podem ser usadas pelos clientes que têm aplicações na nuvem.

“Se você não estiver com os dados na nuvem, como é que você explora a IA? É tecnicamente inviável. Tudo isso que estamos vendo aqui está disponível, mas tem gente que não vai ter. Do ponto de vista competitivo, esses clientes ficam muito atrás nas suas próprias indústrias. Então, o futuro é a nuvem, não tem outro caminho”, enfatizou Botelho.

No Brasil, a SAP já tem mais de 400 clientes no Rise with SAP, programa voltado para a oferta do S/4 Hana em nuvem privada com uma camada de serviços (em setembro, o número era 314). 

Já no Grow with SAP, iniciativa da multinacional voltada para a adoção do S/4 nas empresas em crescimento, são mais de 100 clientes no país.

*Luana Rosales participou do SAP Sapphire, em Orlando, a convite da SAP.

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