O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barretos (SAAEB), no interior de São Paulo, afirmou ter sido alvo de um ataque cibernético que afetou seus servidores e deixou seus sistemas temporariamente fora do ar, comprometendo os atendimentos presenciais.
De acordo com a organização, o responsável iniciou um processo de criptografia de arquivos, inserindo senhas e bloqueando o acesso aos dados da empresa. Na ocasião, foram deixadas mensagens exigindo contato para negociação de liberação.
A política de segurança da autarquia, entretanto, garantiu o backup atualizado de todos os arquivos, tornando possível a restauração completa dos dados.
“Nenhuma informação sensível foi vazada e as medidas adicionais de segurança estão sendo adotadas para evitar novas tentativas de invasão. A autarquia lamenta os transtornos e agradece a compreensão da população”, diz a organização em nota.
O SAAEB é uma autarquia municipal criada em 1971, responsável pelo abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto e gestão de resíduos sólidos em Barretos e os distritos Alberto Moreira, Ibitu e Adolfo Pinto, que somam mais de 122 mil habitantes.