A inteligência artificial aportou um grande avanço na área de tomada de decisões, mas é preciso primar pela confiança nos dados, caso contrário as decisões ficam comprometidas. “Quando falamos em decisões movidas por IA, tem de adicionar o ingrediente da confiança e lembrar que para chegar aos insights você precisa da inteligência artificial”, apontou Thomas Roehm, vice-presidente de marketing corporativo do SAS, no SAS Innovate on Tour 2025, realizado em São Paulo, nesta quinta-feira (11/9).
Roehm enfatizou que nas companhias, as decisões têm de ser tomadas com base nos dados e isso leva as decisões assertivas. “Tudo remonta à confiança”, enfatizou. “Em um momento quando todos dependemos cada vez mais da IA, explorar a base de dados e usar da melhor forma possível as informações fornecidas é essencial. Inovação precisa vir com responsabilidade junto”, ressaltou Roehm, ao falar sobre como a inteligência artificial generativa e a IA agêntica estão emergindo com outros sistemas digitais.
O vice-presidente de Marketing Corporativo do SAS reforçou que é preciso assegurar que a IA está sendo usada de forma segura, confiável e ética. “Isso passa por uma governança efetiva”, afrimou. Como exemplo, falou da colaboração entre SAS, o centro médico Erasmus e a Universidade de Delft endereçando as preocupações e os desafios em implementar tecnologias de inteligência artificial na área da saúde.
Outro exemplo foi de empresas de marketing que estão usando dados e IA para entregar uma melhor experiência ao cliente, sendo significativa, autêntica e personalizada. “Tudo é resultado de decisão que foi orquestrada com cautela e no cerne delas temos os dados, a ferramenta mais poderosa que o SAS dispõe”, apontou.
A experiência do cliente se estende ao longo de toda a jornada. “Vivemos em uma era de incerteza e acredito que vocês tenham mais preocupações do que nunca e precisam confiar nos dados. O SAS está com vocês em cada uma das etapa e vamos orientar vocês para a era da IA agêntica para ser a ferramenta que vai potencializar as suas decisões.”