Serpro abre licitação para comprar banda larga de até 10 Gpbs

O Serviço Federal de Processamento de Dados abriu licitação para contratar conectividade em banda larga de alta capacidade para sua sede e todos os escritórios regionais no país. O Pregão Eletrônico 90960/25 prevê a instalação de circuitos de acesso com velocidades que variam entre 10 Mbps e 10 Gbps, distribuídos em diferentes capitais e municípios, com o objetivo de ampliar a cobertura e a qualidade da infraestrutura de comunicação usada pela estatal e seus clientes no setor público.

Segundo Leandro Bittencourt, gerente de Arquitetura e Soluções de Conectividade do Serpro, a contratação marca uma mudança estrutural na forma como a estatal adquire serviços de telecomunicações. “Esse modelo de contratação proporciona maior eficiência e transparência, alinhando-se às necessidades crescentes de conectividade para suportar serviços digitais que atendem milhões de cidadãos em todo o país”, afirmou.

O edital foi publicado no ComprasNet no dia 3 de setembro. A disputa será feita em pregão eletrônico, no modo de disputa aberto, e terá como critério o menor preço por item. O contrato poderá durar até 48 meses, com possibilidade de prorrogação por até 120 meses. O valor estimado da contratação não foi divulgado.

As faixas de velocidade contemplam desde conexões de 10 a 100 Mbps, em estados como Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia e Roraima, até links de 10 Gbps em cidades como Salvador, Brasília, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Cidades de médio porte e capitais como Manaus, Vitória, Belém e Fortaleza terão acesso a conexões intermediárias, de 300 Mbps a 1 Gbps.

O cronograma da licitação prevê o recebimento de questionamentos até 16 de setembro, a divulgação das respostas até o dia 18 e a realização da sessão pública em 19 de setembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Obrigado por escolher a Melhor!

Escolha a cidade que deseja atendimento!