Stellantis investe em desmanche para lucrar

A Stellantis, dona das marcas Jeep, Fiat, Peugeot, entre outras, inaugurou em Osasco, São Paulo, uma planta voltada à desmontagem veicular, uma espécie de desmanche próprio.

A “desmontadora” visa prolongar a vida útil das peças e aposta no mercado de peças usadas, que movimenta cerca de R$ 2 bilhões ao ano.

O modelo de negócio é o mesmo de um desmanche normal: tirar peças funcionais de carros que deram perda total em algum acidente, ou que já não conseguem ser vendidos no mercado.

A diferença é o volume. Enquanto um desmanche típico dá conta de dois carros por dia, o Centro de Desmontagem Veicular Circular AutoPeças quer processar 27, ou oito mil por ano, trabalhando de segunda a sábado, em três turnos.

A triagem é feita por um processo de avaliação técnica das condições gerais do veículo e de seus componentes, testes e inspeções, além de uma etapa de descontaminação, na qual são retirados todos os fluidos, como óleos e combustíveis.

As peças aptas são selecionadas para reuso ou remanufatura, passam por limpeza, recebem identificação individual com classificação de 1 a 9 (de 1 a 3 são descartadas), recebem valor de mercado e rastreamento emitido pelo Detran.

Ao menos 400 itens podem ser extraídos de um carro para reutilização. São peças que vão de ventoinha, cabeçote, coletor, turbina, radiador, câmbio, sensores e parte elétrica até portas, entre tantos outros.

Após recuperação, as peças são comercializadas em canais físicos, por meio de uma loja montada em contêineres no centro de desmontagem em Osasco, e em canais digitais, como o Mercado Livre, na loja oficial Circular AutoPeças. A Stellantis planeja lançar um e-commerce próprio em breve.

A economia circular da Stellantis, baseada na estratégia dos 4R (Remanufatura, Reparo, Reuso e Reciclagem), busca reaproveitar aço, ferro, alumínio, cobre e até óleos de motor, câmbio e freio que, se não estiverem contaminados, podem ser refinados e se tornarem semelhantes ao produto virgem.

Estima-se que o Brasil possua 48 milhões de veículos em sua frota e que, a cada ano, 2 milhões cheguem ao fim da vida útil. Apenas 1,5% recebe um destino final correto e ambientalmente sustentável.

Nos Estados Unidos, 95% dos carros acabam reciclados. Na Europa, esse índice chega a 90% e, no Japão, a 100%.

No mercado desde 2021 e com sede em Amsterdã, na Holanda, a Stellantis é um grupo franco-ítalo-americano formado a partir da fusão da Fiat Chrysler com o PSA Group.

Entre suas marcas estão Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys.

A empresa conta com três fábricas de veículos no Brasil e tem planos de lançar 43 modelos na América do Sul entre 2021 e 2025, por meio de um investimento de R$ 16 bilhões. Apenas na América Latina, a Stellantis possui 24 mil colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Obrigado por escolher a Melhor!

Escolha a cidade que deseja atendimento!