TOTVS incorpora IA para atualizar todas as linhas de produtos da empresa

Durante a edição 2025 do TOTVS Universe, um dos maiores eventos de tecnologia e gestão empresarial do Brasil que termina nesta quarta-feira, 18, em São Paulo, o vice-presidente de Negócios para o Segmento da TOTVS, Marcelo Eduardo Cosentino, compartilhou as próximas iniciativas da companhia a estratégia de crescimento de sua linha de produtos.

Ele destacou que a TOTVS vive um momento estratégico, fruto de um trabalho de expansão de portfólio realizado nos últimos anos. “Ampliamos nossa atuação com novas frentes como a RD Station, focada em vendas e marketing digital, e a Techfin, com soluções financeiras. Isso nos permite atender o cliente de ponta a ponta: da gestão interna ao relacionamento com seus consumidores e ao acesso a crédito para crescimento”, explicou.

Segundo ele, o uso de inteligência artificial tem sido essencial nesse processo. “Trabalhamos fortemente para entregar produtividade aos nossos clientes, com a IA atuando como uma aliada da performance humana — aquilo que chamamos de IA humana, onde a tecnologia potencializa a capacidade de decisão e ação das pessoas”.

Cosentino também abordou um dos principais desafios do setor: a escassez de mão de obra qualificada em tecnologia. Para contornar essa realidade, a TOTVS aposta em formação e parcerias. “Temos o IOS — Instituto da Oportunidade Social — que atua na capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade. Além disso, buscamos alianças com universidades para formar novos talentos”, afirmou.

Leia também: Dados divulgados pelo Google Trends sugerem maior familiaridade dos brasileiros com IA, diz especialista

A TOTVS também investe fortemente na construção de uma cultura organizacional sólida. “Temos uma estrutura de reconhecimento e desenvolvimento de carreira construída ao longo do tempo. Isso não é algo superficial, é parte da identidade da empresa. Queremos ser um lugar onde as pessoas desejam trabalhar e crescer”, completou.

Estratégia para o SMB

Mesmo com presença em toda a América Latina, a TOTVS continua priorizando o mercado brasileiro. “Mais de 98% da nossa receita vem do Brasil. O país ainda oferece enorme potencial, principalmente quando falamos de pequenas e médias empresas”, explicou.

Para esse segmento SMB, a empresa aposta em uma abordagem mais próxima. “O SMB não quer só comprar tecnologia, ele precisa de um parceiro que o ajude a entender quais soluções adotar e como implementá-las de forma acessível e eficaz. É aqui que nossa estratégia se diferencia.”

A TOTVS aposta fortemente em um modelo de ecossistema aberto, permitindo a integração de seus produtos com soluções de parceiros. “Não acreditamos em ambientes fechados. Temos parceiros como a WEG, que recentemente adquiriu uma empresa que era nossa parceira de solução de chão de fábrica, e isso fortalece a oferta combinada de software e hardware industrial”, comentou.

Além disso, parcerias com empresas como a Systax, NG Informática e outras que seguem fortalecendo áreas como gestão de ativos, segurança do trabalho, saúde ocupacional e muito mais. “Essas conexões ampliam nosso alcance e enriquecem a experiência do cliente”, disse Cosentino.

TOTVS Universe

Entre os destaques desta edição do TOTVS Universe estão diversas melhorias e lançamentos aplicados diretamente às rotinas de negócio. “Mostramos como a IA está sendo aplicada nos processos de vendas, controle de custos, gestão de obras e planejamento de materiais, tudo sem mudar a rotina do usuário. Isso é fundamental para garantir aderência e impacto real.”

A empresa também apresentou evoluções nos principais produtos — como Proteus, RM, Datasul e TOTVS Educacional — com novas interfaces e recursos de automação. “Estamos modernizando o visual e a experiência do usuário em todos os nossos sistemas, sem perder a robustez que sempre nos diferenciou. É o conceito de ‘TOTVS Experience’, mais simples, intuitivo e eficiente”, explicou.

Para o segundo semestre, Cosentino revelou alguns movimentos estratégicos importantes. Entre eles, o lançamento de soluções voltadas para comercialização de grãos, varejo e locação de equipamentos — mercados com alto potencial de crescimento.

Segurança

Além disso, a TOTVS tem investido em segurança da informação, biometria e mecanismos para reduzir fraudes, especialmente no setor de saúde. “Estamos desenvolvendo ferramentas que possibilitam nossos clientes a integrar soluções antifraude ao seu dia a dia, como verificação de documentos e autenticação biométrica. O objetivo é proteger o negócio sem comprometer a operação”, finalizou.

Siga TI Inside no LinkedIn e fique por dentro das principais notícias do mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Obrigado por escolher a Melhor!

Escolha a cidade que deseja atendimento!