A Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) confirmou ter sofrido um ataque cibernético seguido de ransomware que causou instabilidades em sua operação.
Com a estrutura digital interna já restabelecida por completo com auxílio de backups, a instituição revelou que diversos de seus servidores essenciais foram criptografados pelo malware durante o incidente.
O episódio afetou diversas atividades, forçando, inclusive, a prorrogação de prazos de matrícula e a migração das atividades letivas para o formato remoto.
Segundo a instituição, foi formalizada uma queixa-crime na Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos de Pernambuco e um comunicado foi reportado à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
Até o momento, as análises não indicaram exposição de dados pessoais, já que o ataque teria se concentrado na criptografia dos ativos.
“Aproveitamos para ressaltar o extraordinário esforço e a qualidade da resposta desenvolvida pela equipe de Segurança da Informação da UNICAP, que permitiu a rápida equalização dos problemas e a garantia da continuidade de nossas operações”, conclui a universidade em nota.
Fundada em 1943 em Recife, a Unicap possui mais de 10 mil alunos distribuídos em 46 cursos de graduação, 10 programas de pós-graduação Stricto-Sensu, além de cursos de especialização, MBAs e Latim Legun Masters.