A Unimed Porto Alegre, uma das maiores operadoras do sistema Unimed, contratou a UPBI, consultoria especializada em dados e inteligência artificial, para desenvolver e implementar um escritório de governança de dados.
Para isso, a empresa usou como pilar o Unity Catalog, serviço de governança de dados unificado que fornece um catálogo para gerenciar dados e ativos de IA, dentro do ambiente Databricks, uma das companhias mais quentes do nicho.
Segundo a cooperativa, o objetivo foi ampliar a segurança, a eficiência e a escalabilidade das operações de dados da operadora, fortalecendo sua jornada de transformação digital.
O plano inclui a definição de papéis e políticas de acesso, catalogação de dados, padronização de relatórios em Power BI e capacitação das equipes.
Com o projeto, a Unimed Porto Alegre reduziu custos com terceiros e licenças, eliminou a dependência de ferramentas legadas, além de obter um ambiente com governança centralizada e padronizada.
A cooperativa também afirma ter fortalecido sua cultura data-driven, criando bases para o uso de inteligência artificial e analytics avançado na saúde suplementar.
“A parceria com a UPBI tem sido fundamental para fortalecer a governança dos nossos dados, com mais organização, controle e visão estratégica. Estamos avançando na construção de uma cultura orientada por dados que vai impactar diretamente a qualidade dos nossos serviços e a tomada de decisão em toda a organização”, avalia Débora Gonçalves, gerente executiva de business analytics da Unimed Porto Alegre.
Fundada em 1971, a Unimed Porto Alegre é líder de mercado na capital gaúcha, Região Metropolitana, Centro-Sul e Litoral Norte do Rio Grande do Sul com mais de 6,8 mil médicos cooperados trabalhando em 53 especialidades.
Ao todo, são 355 pontos de atendimento, entre serviços credenciados e próprios, para atender mais de 710 mil clientes.
Com mais de 12 anos no mercado, a UPBI é uma consultoria especializada em soluções de dados, análise e inteligência artificial. Entre seus clientes, estão Fast Shop, CBMM, NSK e Unimed.