A Unimed de São José dos Campos, no interior de São Paulo, escolheu a Horuss AI, startup de captação e estruturação de dados voltada para o setor de saúde, para unificar e estruturar todos seus bancos de dados em busca de insights acionáveis e redução de custos.
O projeto foi finalizado em 30 dias com a implementação de três produtos: Data Horuss, Mapa de Saúde e Modelo Preditivo de Risco de Saúde.
Uma das entregas foi uma estratificação de toda a população da carteira com base em riscos específicos e complexidades.
Foi possível, por exemplo, identificar e rastrear uma base de clientes que estavam com exames de mamografia em atraso. A equipe médica pode agora acioná-las, alertando sobre a necessidade de uma consulta ou exame e evitando qualquer potencial progressão da doença.
“Somente com esse feature de um de nossos produtos, a cooperativa pode agora obter ganhos líquidos mensais de mais R$ 1 milhão de reais através da antecipação e prevenção efetiva apenas no que diz respeito ao câncer de mama”, afirma Pedro Batista, cofundador da Horuss AI.
Para Fabio Baptista, presidente da Unimed São José dos Campos, ter os dados analisados por inteligência artificial foi o pontapé inicial para um serviço mais assertivo, com menos gastos e focado na melhoria da saúde.
“Para prevenir de maneira abrangente e precisa é necessário predizer os eventos, analisar os dados e reconhecer os padrões para então calcular todas as possíveis repercussões futuras. Com a tecnologia da Horuss AI, conquistamos agora essa capacidade preditiva com intuito de tornar nossa qualidade assistencial ainda mais eficaz e personalizada”, avalia Baptista.
Com mais de 50 anos de existência, a Unimed São José dos Campos é a maior operadora de saúde do Vale do Paraíba, com mais de 700 médicos cooperados que atendem mais de 125 mil clientes.
Em atuação há dois anos, a Horuss foi idealizada por Joel Rennó Jr, ex-CEO da Memed e ex-CFO da OLX, em parceria com os médicos Pedro Batista, ex-Prevent Senior, e Rafael Canineu, ex-Dasa.
A proposta da companhia consiste em estruturar dados para gerar insights e, consequentemente, economias às empresas que oferecem planos de saúde, assim como aos hospitais e clínicas.
A Horuss não abre o nome de seus clientes, mas revela já ter identificado R$ 1,7 milhão em fraudes para um deles e ter gerado economia de R$ 3,5 milhão para outro.