A Vivo anunciou a compra de 50% das ações da FiBrasil, empresa especializada em infraestrutura de rede neutra de fibra óptica, com o intuito de liderar o mercado nacional de rede por fibra.
A aquisição, no valor de R$ 850 milhões, foi realizada junto ao fundo detentor canadense CDPQ e faz do Grupo Telefónica, do qual a Vivo faz parte, dono de 75% da FiBrasil, já que 24,99% já pertenciam à Telefónica Infra S.L. Unipersonal.
Se aprovado pelo Cade e pela Anatel, este movimento fará com que a Telefónica S.A. passe a ter controle de 100% das operações de fibra da empresa.
A FiBrasil foi criada em 2020, em uma parceria entre o fundo canadense e a Telefónica, para atuar como uma operadora de rede neutra por atacado e expandir as ações da Vivo além das capitais.
Uma operadora de rede neutra é uma empresa que constrói, mantém e opera infraestrutura de telecomunicações, como redes de fibra óptica, mas não vende serviços diretamente ao consumidor final.
Até 2024, a FiBrasil atendia 4,6 milhões de residências, em 151 cidades e 22 estados, com um faturamento de R$ 392 milhões e um fluxo de caixa operacional positivo de R$ 98 milhões.
Com o negócio realizado, a Vivo passará a cobrir 30 milhões de domicílios e empresas, distribuídos em 444 cidades e com 7,2 milhões de clientes conectados.
Em um mercado com mais de 10 mil empresas detendo 64% do mercado de rede por fibra, atualmente, a Vivo detém 18% de market share (cota de mercado).
A Vivo pretende, também com a ação, intensificar a estratégia de oferta combinada de serviços fixos e móveis, unindo rede residencial e móvel em um único plano, onde hoje já possui cerca de 2,7 milhões de clientes.
Marca comercial da Telefônica Brasil, a Vivo atua na prestação de serviços de telecomunicações fixa e móvel em todo o território nacional, com um portfólio de produtos para clientes B2C e B2B.
Com faturamento de R$ 52,1 bilhões, a empresa possui 100,9 milhões de acessos na rede móvel e é líder no segmento, com 38,8% do mercado.
Sua atuação no mercado corporativo atende empresas de todos os portes, com serviços como cloud, cibersegurança, big data, IoT e mensageria, além de venda e aluguel de equipamentos de TI.