XP otimiza marketing com solução da Databricks

A XP, uma das maiores corretoras de valores brasileiras, adotou uma solução baseada na plataforma da Databricks, uma das companhias mais quentes do nicho de dados e inteligência artificial, com a Hightouch, especializada em marketing e tecnologia.

No projeto, a empresa realizou a integração de dados em tempo real, modelagem preditiva e automação utilizando novos modelos de IA, ativação de insights nas plataformas de mídia (Meta, Google, TikTok) via reverse ETL e APIs.

Segundo a corretora, a ação reduziu custos com aquisição de ferramentas, melhorou a eficiência das campanhas e aumentou em 32,7% as receitas em retorno sobre investimento em anúncios (ROAS, na sigla em inglês), mantendo o mesmo orçamento.

A solução também reduziu em 34% o tempo de aprendizado das campanhas, além de otimizar o direcionamento de clientes para o assessor e os segmentos corretos.

Outros ganhos foram registrados pelo time de marketing da XP, como redução de 17% no Custo de Aquisição de Clientes (CAC), ampliação de 62,5% no número de leads qualificados e uma governança segura de dados.

Pontos críticos também foram solucionados, com envio de dados enriquecidos do backend ao lakehouse em tempo real, antecipação da ativação de contas e potencial de investimento com 66% de precisão.

A partir desse movimento, a área de marketing preditivo passa a focar na integração com fontes externas, como a Experian, além de aplicar IA para gerar insights a partir de transcrições de interações com clientes.

Fundada em 2013, a Databricks é uma empresa norte-americana de tecnologia especializada em plataforma de dados em nuvem voltada para engenharia de dados, ciência de dados, machine learning, business intelligence e integração de serviços com big data e IAl.

A companhia terminou 2024 avaliada em US$ 62 bilhões, valor 44,19% superior aos US$ 43 bilhões de 2023. Entre seus clientes, estão Shell, Comcast, Regeneron, HSBC, Rolls-Royce e centenas de nomes da Fortune 500.

Fundada em 2001, em Porto Alegre, a XP ganhou mercado nos últimos anos como um shopping de investimentos alternativo aos grandes bancos, sendo, de certa forma, uma fintech antes mesmo do termo existir.

A empresa não costuma divulgar, em seu balanço, o total investido em associadas, mas, em 2023, estima-se que a XP detinha R$ 3,108 bilhões investidos em associates e joint ventures, com um salto para R$ 3,518 bilhões em 2024.

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